domingo, 7 de agosto de 2016


From: marciamyriamgomes@hotmail.com
Subject: ASSINANTES DO MANIFESTO DE PSICANALISTAS, em prosa e números.
Date: Wed, 27 Apr 2016 14:33:30 +0000

Olá, amigas (os) e colegas psicólogas (os) implicadas (os) na defesa da DEMOCRACIA , contra o GOLPE e colegas psicanalistas da Bahia,

Ao que parece, me atacou alguma nostalgia do meu recente, mas nada saudoso passado de psicóloga cognitivista, que mesmo atuando na clínica ( em torno de 30 anos de trabalho), me via no apuro de fazer quantificações. Não sou boa nisso, mas às vezes vale a pena. Como disse o nosso querido Pessoa, "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Parafraseando, eu digo para brincar um pouco com vocês: "Tudo vale a pena quando a causa não é pequena". E a nossa causa é vasta, tanto quanto o mundo de Drummond. Apostemos!! Estou inspirada. Parece até que estou apaixonada. Pela causa, com certeza estou. Será que só pela causa?

 São 5:30 h da manhã. Um tom róseo plúmbeo vai se esgarçando no céu. O que prevalecerá? O rosa ou o chumbo? Sobre isso dirão as camadas populares. Não importa quando. Com certeza, dirão. Com esperança, sem anos de chumbo. Que o chumbo, com luta, se desvanece do céu, desaparece dos anos. Dirão as camadas populares. Ainda que para dizer, tenhamos que de novo nos submeter à prisão, à tortura e à morte. Mas sejamos prisioneiros da fé na humanidade, torturados pelo desejo de justiça, e mortos do amor que pulsa nos corações valentes.

 Os valentes que enfrentaram o desprezível Coronel Luís Artur. De novo Drummond, de quem, com a aurora me lembro, da "Morte do Leiteiro". Sangue e leite compondo os tons do amanhecer. De novo Drummond, meu preferido poeta e revolucionário, que disse com certeza que a rosa é do povo. Parafraseando, eu digo: "O rosa é do povo" tanto quanto o céu é do condor. Lembram como lotada estava a Praça Castro Alves, com 110.000 pessoas naquela mani (de mandioca, para lembrar as nossas raízes indigenistas) festa (da alegria da Bahia, só pra rimar) ação (de "Ato", como no Seminário XV, porque todos nós sabemos o que diz J. Lacan) ? Eu não me esqueço. E quem são eles os de(puta)dos, para Castrar Alves? Como diria meu saudoso poeta Boaventura, nem com o Machado de Assis. Mas se for pra invocar Machado, que seja de novo, o poeta. Porque de armas não somos nós que entendemos.

Não pensem vocês que trabalhei varando a noite, pra fazer poesia. Sou mais da prosa. A poesia deixo com a minha amiga Ana Cecília, com seus silenciosos cismares. Trabalhei na causa a ponto de assistir a aurora, porque descobri que o meu computador é noctívago e à noite trabalha como um vampiro ávido por sangue. Na verdade, computador de pobre está mais para  morcego ávido pelas minhas bananas, do que para vampiro. Né, não? Então vamos à prosa. 

Recebi da coordenação do manifesto nacional dos psicanalistas, esta lista de assinantes atualizada depois do nefasto, quem dera fosse o "Né, Fausto?" Mas qual é o de (puta) filho, êpa, quero dizer, o de(puta)do imbecil que votou no impeachment, que sabe quem foi Goethe? Ele sabe do foguete que soltou naquela noite da vitória psicopática. Então continuemos a prosa. A lista de assinantes atualizada depois do nefasto passado..... tem passado mais nefasto do que anos a fio de ditadura? Fio do eletrochoque da tortura. Será por acaso que ditadura e tortura rimam? Continuando, depois do nefasto passado dia 17.

E esta lista de assinantes psicanalistas nos conta que depois do dia 17, nós, psicanalistas da Bahia que éramos em torno de 30, subimos para 44. Afinal, todos nós sabemos quem foi Goethe. Estou encaminhando a lista para todos vocês verem e me ajudarem, porque, já disse, não sou boa de conta. Também porque a lista atualizada veio com algumas melhoras que nos atrapalham as contas, mas muito provavelmente nos melhorando os prognósticos. Afinal, todos nós sabemos quem foi Goethe. Né, Fausto? A lista veio agora com um total de 1039 assinaturas. E está sendo enviada a tudo quanto é de deputado e senador. Se não mudarem de opinião, vão tremer nas bases. Porque nós sabemos que o que os faz tremerem é a base. Que viva a base!!!

Então agora, para facilitar, a lista veio em ordem alfabética com a numeração seguindo essa ordem. Deem uma olhada para me ajudar. Pode ser que na verdade sejamos mais do que 44. Fui tateando a numeração pelo reconhecimento dos nomes, porque nesta lista falta a vários deles, a designação do Estado de origem. Se vocês  virem alguém da Bahia, cujo nome eu não reconheci, por favor, me avisem para incluir na nossa lista. Também posso, sem querer, ter pulado algum nome. Trabalhar das 10:00 h da manhã de terça (fui ao consultório) até 8:00 h da manhã de quarta (só vocês, meus companheiros, podem imaginar, quantos abaixo-assinados assinei, quantos textos encaminhei ou publiquei no Facebook, etc e tal. E ainda fui à reunião do Coletivo de Psicologia no CRP, que não houve. A propósito, o pessoal do Coletivo, como eu e alguns colegas pedimos, divulgou na página deles o site do manifesto. Então pode ser que psicólogos não psicanalistas, também tenham assinado a lista. Mas se o fizeram sem a designação do Estado de origem, não pude computar. Psicólogos não psicanalistas só lembro o nome de meus colegas  de turma (1976) e alguns contemporâneos de faculdade. Não seria bacana descobrirmos que psicólogos não psicanalistas resolveram e começaram a assinar o manifesto?) induz a possíveis lapsos. Por mais que o lapso seja da ordem do impossível. Sei que dificultei a compreensão da prosa, fazendo um parêntesis enorme. Peço desculpas. Noite perdida, estou fraca como a gente fica só depois de umas boas trepadas. E não dei nem uma.

Nossa, como trabalhei esta noite!!!  Trabalhadores, do mundo, uni-vos!!!!!!!   A LUTA  CONTINUA!!!! Sem Machado, a não ser, o poeta. Sem armas. Com palavras e atos.
                                                                                   Marcia Myriam Gomes
                                                                              ( Psicóloga, psicanalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário