sábado, 28 de setembro de 2013

Texto de 07/07/2013

"Blá, blá, blá domingueiro..." e... "Sem eira nem beira".


Despimbolada do sentido.Estouje.Estou hoje .Estojo bem guardado de non sense. Gracili ando FLIP de amor para ti. Quando ia a Paraty atravessava a BR e ia nadar pelada na praia de Trindade.Êpa... Santíssima! Trindade, Fernando Gabeira. Sem eira. Acabei de dizer a uma amiga ao telefone, a propósito do horroroso filme de Almodóvar:"gente é uma coisa muito particular".Partícula , AR, respira. Gente não faz sentido. Pelada podia ser. Nadar não era. Não sei nadar. Nada, AR, respira. Meu filho adotivo colombiano gosta muito de dizer:"fulano é muito particular".Gosto desses lapsos tradutórios. Era um labutório sair de Trindade de volta a Paraty. De Manoel de Barros ganhei de um amigo:"Escritos em verbal de ave". Resposta: "Silêncio:escritos em averbal". Chico Lecó era um doido que andava em Taperoá com as narinas floridas.Flor ida pra sepultura.Oásis."Deixamos Bernardo de manhã em sua sepultura. De tarde o deserto já estava em nós."(Manoel de Barros). Flor ida pra sepultura."Meu cravo-pessoal-de-defunto.Minha corola sem cor e nome no chão de minha morte".(Drummond - Declaração de Amor). A minha amiga, a do telefone, brinca comigo de analista e diz:"não é minha mãe".Eu:"é a mãe do outro" e Almodóvar "Tudo por minha mãe". Tudo ou nada? Nadar. Nada, AR, respira.Tinha que colocar correntes de ferro nas rodas do jeep e subir uma ladeira de barro muito íngreme.Eu sentada no vaso qual pensador de Rodin. Minha irmã caçula aos 11 anos pintou na tela um homem sentado no vaso com a mão sobre o queixo e chamou "O Pensador".Nunca havia ouvido falar em Rodin. Minha irmã caçula é muito particular.Partícula, AR, respira.Olho para o chão vejo no piso do banheiro escrito: Artex. Na bancada do banheiro a fragrância que a amiga deu.Dentro de uma latinha qual estojo.Estojo bem guardado de non sense. AR TEX TO. Muito íngreme. Fragância PHEBO que a amiga deu.Experimento a palavra PHEBO com a lupa.Tonteria.Ria.RIA,RIA,RIA, de alegria quando chegava de Trindade em Paraty.Para ti.
 

P.S. Fomos uma vez de Paraty tomar banho de mar pelados em Trindade. Ele me contou que foi Gabeira quem descobriu aquela praia deserta.Voltamos de jeep com correntes nas rodas.Que aventura!Ele adorava a marca PHEBO. Ele escrevia. Ele morreu de uma doença no aparelho respiratório.Seu nome era Bernardo."A verdade tem estrutura de ficção".


Marcia Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário