sábado, 28 de setembro de 2013

Texto de 28/03/2013 

“Blá, blá, blá domingueiro..." e... Um rasgo de alegria.

Véspera.


Véspera da Paixão de Cristo, véspera do aniversário de Salvador, véspera do aniversário do falecimento da minha querida Dona Alice ( queridíssima!).



"Véspera" é um poema do meu adorado Drummond.Termina dizendo assim:"Não ensaies demais as tuas vítimas,ó amor, deixa em paz os namorados. Eles guardam em si, coral sem ritmo, os infernos futuros e passados." Lindo, não é? Num desses dias tormentosos de muita dor no corpo, uma amiga que diz "não entender" poesia, me fez a prova de amor de vir me visitar trazendo um livro de Drummond para ler para mim. Ela sabia que eu não podia ler por causa da postura, e me pediu para "explicar" um poema a ela. Lemos "Véspera".Quando ela viu que não tinha nada o que "entender" foi a glória! Isso não é um rasgo de alegria? Dona Alice era a mãe dessa amiga que diz não entender poesia.Dona Alice era uma mãezona. Uma mãe para mim.Da sua coleção de ditos populares o que eu mais gostava era:"Não é por eu comer toucinho que chamo porco de nhô nhô." Eu também não chamo. Dona Alice não era um rasgo de alegria?

Hoje, Nice(minha auxiliar doméstica, pessoa adorável), fez de véspera um vatapá delicioso para a sexta feira santa.Os ingredientes foram presenteados por uma amiga que por um lapso (sou diabética), bendito lapso, me trouxe também um ovo de Páscoa.Haja rasgo de alegria.

É o mês de março que vai embora. As águas não vieram? Ainda que não tenham vindo, há promessa de vida no meu coração.Hoje eu descobri que respeitando o limite do suportável, é melhor  escrever no computador.Puta dor.Ficar sem escrever pra mim é literalmente o calvário.Calvário. Não é que é meia noite? Dia da paixão.Acho aquele sofrimento meio masô de Cristo uma coisa linda!

Acho que amanhã vou dar seguimento à leitura de um trabalho de psicanálise super bacana de duas amigas.Rasgo de alegria. De repente é também melhor suportar a dor (maldita!) do que ficar sem ler.Com raríssimas exceções, pra mim televisão é o Ó.Como tô escrevendo mal! Isso é mal.Acho que com dor e tudo vou ver se dou conta de ir à Letra Freudiana na quarta ver o que está rolando de "Posição Sexuada e Autorização".Oxalá!. "Maxalá" é uma palavra turca.Sabem que até novela dei pra ver pra não morrer de tédio?

Glória Perez é muito mórbida.Não é pra menos, né não?



Estou começando a fantasiar eu escrevendo sobre as cartas de amor entre Dona Ruth e o Professor.Rasgo de alegria.Acho que está na hora de rasgar a página de dor na alma.Deixa a do corpo, né não? Sou apaixonada por Frida Kahlo.

                                                                                                                        


Marcia Gomes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário