domingo, 4 de setembro de 2016


Subject: Notícias sobre o "Blá,blá,blá domingueiro....",crônica de domingo.
Date: Sun, 4 Sep 2016 18:58:15 +0000


04/09/2016                                 Notícias sobre a crônica de domingo (texto antigo, revisitado com várias partes reescritas, atualizadas)

Olá, amigas (os) e colegas, companheiros na luta "Fora TEMER", meus leitores,

Tomei a decisão, a partir de hoje, que não mais enviarei por E-mail para vários de  vocês, a crônica de domingo intitulada "Blá,blá,blá domingueiro....". Não sou muito organizada e acabei por me confundir um pouco quanto às listas das pessoas que querem ou não continuar recebendo, depois da consulta que fiz a todos vocês. Para não cometer gafes constrangedoras, enviarei somente às pessoas que tenho certeza que querem receber.

Além disso, outras prioridades na minha vida pessoal estão surgindo. Felizmente estou vivendo experiências da ordem da vida privada (meditações, elaborações  tentando converter minha história em "hystória", enfrentamento de desafios, coragem de arriscar me deixar sentir coisas novas, experimentar usufruir de novos relacionamentos, sem negligenciar os antigos que valem a pena,etc) mais frequentes e bonitas. Como sou muito auto-exigente com os compromissos que assumo, acabo que às vezes, sobrecarregada, me imponho dar conta de arcar com esse compromisso com vocês, rigorosamente aos domingos. Tenho estado estudando muito (com muito prazer) , tendo trabalhos a apresentar, além do atendimento no consultório, entre outras coisas.

Outra razão, muito importante, é que como disse num texto passado, tenho me dado conta só depois, que recentemente venho cometendo sem perceber, alguns equívocos na escrita, inclusive às vezes, erros de Português. Não gosto disso. "Minha pátria é minha Língua". Quero ficar com mais tempo para trabalhar meu texto, revisá-lo, revê-lo, sem pressão.

Os escritos a partir de 2013, estão quase todos armazenados no Blog :  blablablazista.blogspot.com.br  Forneci este endereço a vocês, já algumas  vezes. Suponho que para alguns de vocês, que me leem sem o cuidado de dar retorno ao que escrevo, ou mesmo o fazem eventualmente, se interessando por alguns poucos textos e não por outros, por serem muito seletivos quanto à literatura ou mesmo, por falta de tempo, e, principalmente, por não terem qualquer envolvimento afetivo comigo, amoroso, ou de amizade, coleguismo próximo ou de companheirismo político, é muito mais agradável cada um ficar com a liberdade de usar o blog quando bem puder, sem se sentir convocado a ler o texto necessariamente aos domingos. Também, após a leitura domingueira, muita gente criou o hábito de me dar retorno quase imediato a respeito do texto. Eu adoro isso. Fiz muitos amigos por essa via, particularmente pessoas que curtem literatura, falar sobre a subjetividade, sobre interessantes acontecimentos do cotidiano, sobre mim e meu jeito corajoso e um tanto contrafóbico de me expor, que muitos admiram e uns poucos receiam. Estou muito interessada em modificar isso.

 Pelo menos, conto com a vantagem, de dificilmente alguém se enganar a meu respeito, quanto a quem sou, o que acredito, como me posiciono, que dificuldades tenho, etc. Sem, com isso, contudo, deixar de surpreender positivamente o outro. O fato é que também criei o hábito de responder a todos os comentários que chegam sobre meu texto. Ultimamente não tenho dado conta de responder a todas as mensagens. Mesmo depois de ter passado um pente fino, a lista de contatos continua muito grande e não responder aos amigos com atenção, me constrange muito. Procurarei, dentro do possível, continuar honrando esse compromisso, com aqueles que continuarem recebendo por E-mail. De mais a mais, vocês podem também fazer comentários no próprio blog. Com a minha burrice internética não sei como funciona isso. Mas com certeza vocês sabem.

Como comentei numa  crônica  passada, estou me encaminhando para a tentativa de sair da escrita predominantemente autobiográfica, incursionando mais para a ficção. Muito por conta da questão de eu me expor. Tenho acolhido com atenção e carinho o que algumas  pessoas que me querem bem têm dito sobre isso. Só não me concedo a irresponsabilidade e falta de ética de a título de sair do que alguns costumam chamar de "sincericídio", me tornar uma mitômana que engana as pessoas a respeito de quem é e do que pretende. Isso, jamais. Felizmente, fazer ficção nada tem a ver com enganar o outro. Muito pelo contrário.

Por conta da correria dos últimos tempos,  (o momento político grave que atravessamos tem requerido de mim, procurar me manter "atenta e forte" e isso demanda tempo, procurando acompanhar o noticiário da boa imprensa, passar informações para pessoas interessadas, etc, etc. Só precisei praticamente me retirar do Facebook, embora, pelo doloroso e grave momento que vivemos, eu esteja cuidando de dar uma passeada por lá)  o meu blog estava muitíssimo desatualizado. Mas daqui em diante, estou tentando, o mais rápido que for possível, corrigir isso. Se vocês derem uma olhada a partir de amanhã, provavelmente, poderão ver que já está quase tudo em dia.

Fazendo a atualização do blog, pude ver que há lá uma misturada de escritos. Não contemplo só o "Blá, blá, blá....". A bem da verdade, já o "Blá, blá, blá.....", incursiona muitas vezes, por coisas de ordem muito pessoal, que por isso mesmo, podem entediar o leitor, ou, dependendo de quem seja, instigar, certamente, por uma falta de cuidado de minha parte, uma certa curiosidade "mórbida" a respeito de quem sou, o que penso, com quem me relaciono, com quem brigo, etc.

 Se a curiosidade do leitor é "mórbida", não é menos  "mórbida" a minha confiança e credulidade no outro, perante quem eu me exponho em demasia. O que é pior: exponho, muitas vezes, amigos e pessoas queridas, citando nomes, às vezes de modo indiscreto e até invasivo. Estou cuidando com muito trabalho e empenho, de corrigir isso. Por exemplo, pude observar que cito inúmeras vezes o poeta Carlos Machado, talvez movida pelo desejo de repetidamente, expressar minha admiração por ele. A questão é o repetidamente. Fica "over". Pode ser entediante para o leitor e invasivo para Machado. Afinal, ele é meu amigo, mas tem sua vida em São Paulo, seu casamento, seus amigos, sua história pessoal. A mim não cabe, por mais que lhe admire e tenha uma amizade muito afetuosa, colocar Machado no "jornal". Certamente isso pode ser vivido como uma invasão de privacidade.

Muito frequente com ele (a partir de agora isso não mais acontecerá), mas não só com ele. Mesmo que eu não identifique as pessoas, pelo modo que venho escrevendo, é muito fácil um leitor curioso fazer um cruzamento de informações e identificar, às vezes para prejuízo de quem está ou esteve, ou eu gostaria que estivesse na minha vida, que papel, fulano ou beltrano faz na minha privacidade. Às vezes até, o que complica mais ainda, as inferências podem ser totalmente equivocadas.

Na verdade, andei me dando conta, que a construção do blog, ao invés ser alguma coisa por exemplo, com vistas a selecionar e corrigir os melhores textos, para uma possível publicação  (caberia ser essa sua finalidade), como penso muito na minha morte, embora querendo viver por muitos e muitos anos enquanto estiver saudável, tornou-se uma espécie de "testamento" do que sou, vivo, penso, etc. Uma espécie de confessionário póstumo. Muitos de vocês sabem que moro sozinha, tenho muitos amigos, mas à exceção de uma prima a quem quero muito bem e de quem me sinto próxima, posso dizer que praticamente não tenho família em Salvador.

 Com o passar dos anos todos os meus familiares se mudaram para outros estados ou cidades muito distantes e eu escolhi permanecer em Salvador. O familiar que embora morando em Porto Seguro, me dá assistência, telefonando sempre para saber de mim e me visitando é Rafa, meu filho adotivo colombiano. Além dele, minha querida mãe, com quem falo ao telefone diariamente  (às vezes várias vezes, porque ela esquece frequentemente se já nos falamos), mas tendo um diagnóstico de Mal de Alzheimer, que tem evoluído muito, infelizmente, é alguém a quem não posso fazer depositária de coisas que me interessem, preocupem, etc. Dona Myriam, que vive com meu irmão em Maceió, está num momento em que precisa e muito, ser cuidada.

A propósito, quero deixar aqui registrado, que quando eu bater as botas, (espero que demore bastante ainda) embora minha mãe tenha comprado uma sepultura para alguns familiares no Jardim da Saudade, eu faço absoluta questão de ser sepultada no Cemitério do Campo Santo ( infelizmente, conforme verifiquei, eles só vendem a vaga depois do óbito e ainda não possuem crematório), para que depois de 3 anos, se não me engano, meus ossos possam ser transferidos para a sepultura definitiva onde estão os restos mortais do meu amado pai. Em definitivo, quero ser sepultada junto de Joaquim Leal Gomes. 

Voltando ao blog, que é o que interessa aos leitores, pela razão que apontei, além da crônica domingueira, há lá correspondência pessoal com amigos e familiares, textos que julgo interessantes, depoimentos, etc. Tudo muito pessoal. Neste ano, particularmente a partir de maio, em que estive muito ativa na luta política contra o GOLPE e pela DEMOCRACIA, na qual, felizmente me mantenho, noto que há no blog uma proliferação de textos meus ou não, de caráter político e ideológico. Estou me comprometendo, desde hoje, a incluir no blog, tão e tão somente a crônica domingueira, que a partir de agora terá um caráter exclusivamente ficcional, ou pelo menos, com esta roupagem. Isso não exclui que eu necessite dar à ficção um caráter também político e ideológico. Não posso deixar de ser o que eu sou. Mas estou me comprometendo a dar ao blog um caráter estritamente literário. Deixarei as confissões, "desabafos" pessoais, etc, para o âmbito de minha troca privada com pessoas que participam da minha vida.

 De modo que a partir de agora, só enviarei a crônica por E-mail para uma lista bem menor, de pessoas com as quais faço uma interlocução pela via do amor, ou da amizade, em alguns casos, do salutar coleguismo ,e/ou, sem dúvida alguma, do companheirismo político. Pessoas que têm interesse muito particular nos meus escritos por conhecerem mais de perto minha pessoa e gostarem de mim. Dessas pessoas, adoro e espero, continuar recebendo retornos elogiosos ou críticos, dos meus escritos, que não passam de "garatujas literárias". Digo de novo. O endereço é  blablablazista.blogspot.com.br.   Boa leitura do Blog.
                                                                                                                            Um abraço afetuoso,
                                                                                                                        Marcia Myriam Gomes.
                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário